Blog Fique por dentro das nossas novidades

Superfícies das próteses mamárias e contratura.

Superfícies das próteses mamárias e contratura.

Postado em: 15 de Abr de 2016

Antes de falarmos da superfície dos implantes mamários, precisamos entender primeiro sobre a contratura capsular. Mas o que é a contratura capsular? Em poucas palavras, é a complicação mais comum nas cirurgias de aumento das mamas. No passado, era extremamente frequente, ocorrendo em 20 a 30% dos casos.
Todo e qualquer material sintético inserido em nosso organismo é interpretado pelo mesmo como sendo um corpo estranho, algo não pertencente à ele. Em resposta, o organismo envolve este objeto em uma membrana fibrosa com o intuito de isolá-lo dos demais tecidos. Desta maneira forma-se uma cápsula fibrosa entorno deste corpo estranho. Estas contraturas capsulares tem graus de complicações, podendo variar de 1 a 4. Os graus 3 e 4 são os mais graves, neste caso as pacientes terão que submeter a uma nova cirurgia para retirar os implantes.
Com o passar do tempo, desenvolveram-se implantes de mamas mais modernos com intuito de diminuir os riscos e complicações das cirurgias. Criaram implantes preenchidos com gel de silicone de alta coesividade e com superfícies texturizadas ou de poliuretano, estes materiais por apresentarem superfícies irregulares são capazes de “enganar” nosso organismo, diminuindo drasticamente os índices de contraturas capsulares, sendo atualmente inferior a 5%. De acordo com diferentes estudos além disso, as contraturas capsulares atuais tendem a ser menos severas que as de outrora.
A seguir algumas características e diferenças relevantes sobre cada uma das superfícies dos implantes mamários.
Implantes Lisos
Foram os primeiros implantes a serem desenvolvidos, no Brasil estão literalmente em desuso, porém nos Estados Unidos ainda é muito utilizado. Estes implantes possuem um índice muito grande de contratura capsular, cerca de 20 a 30%.
Implantes Texturizados
Possuem superfície com micro rugosidades visando “quebrar” a formação da cápsula. Apresenta índices menores de contratura capsular do que as próteses de silicone lisas (2 a 3%). São as próteses de silicone mais utilizadas no mundo nas cirurgias de aumento de mamas
Implantes em Poliuretano
Possui sua superfície revestida com espuma de poliuretano, apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as próteses de mama de silicone existentes, porém, é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa, com prótese de silicone texturizada.

Nossas Marcas Produtos de confiança e qualidade