Compartilhe

Cirurgia no inverno: a melhor época para operar

Postado em 09/06/21
Cirurgia no inverno: a melhor época para operar

Estamos na melhor temporada para realizar cirurgias como a mamoplastia de aumento, entenda por quê.   

Entendemos que as cirurgias são realizadas em apenas um dia. Porém, também sabemos que o processo completo pode levar alguns meses, desde a preparação do paciente, até a recuperação total dele mesmo. Por isso, é importante orientar o paciente sobre como realizar este planejamento. 

Dentro deste verdadeiro “cronograma” da cirurgia plástica (que inclui planejar as férias do trabalho, o auxílio do cuidador, ou de algum familiar, entre outras ações), o inverno é uma época muito procurada pelos pacientes e bastante querida entre os médicos. Entenda essa relação logo abaixo! 

Benefícios da cirurgia no inverno 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o índice de cirurgias plásticas realizadas neste período cresce 50%. A mamoplastia de aumento também recebe suas vantagens, conheça esses benefícios!  

Menor inchaço 

Com as temperaturas menores, não haverá tanta dilatação dos vasos sanguíneos, o que implicará menos inchaço.  

Menor desconforto 

Com o frio, o uso de peças pós-cirúrgicas fica mais fácil. Eles não causarão um calor excessivo e ainda poderão ficar com baixo das peças de roupa, sem grandes preocupações com a combinação das peças, etc.  

É o caso da mamoplastia de aumento. Ela requer o uso do sutiã pós-cirúrgico, que pode ficar bem mais simples durante o inverno. 

Menor exposição ao sol 

Durante essa época do ano, saímos menos de casa, o que implica em menos exposição solar e menor risco de manchas sobre hematomas.  
 
 
Ainda quando saímos, costumamos cobrir mais o corpo, o que é mais uma vantagem. Ponto positivo para a cicatrização do paciente. 

Resultado para o verão 

Muitos pacientes procuram os consultórios, literalmente, visando a um resultado para o verão. Como mencionado no início do artigo, certos procedimentos podem levar alguns meses desde o planejamento até a recuperação total. 

Portanto, operar durante o verão buscando um resultado para o próprio verão, nem sempre é o ideal. Já quando o paciente faz sua cirurgia no inverno, é possível que ele já esteja totalmente recuperado para o verão. É o caso da abdominoplastia, por exemplo.  

Melhor experiência do paciente 

Com todas essas vantagens, seu paciente pode usufruir de uma experiência mais tranquila nesta época do ano. 

Lembramos você de que, os benefícios do inverno não impedem a realização de procedimentos durante outras épocas do ano, basta que seu paciente tenha consciência dos cuidados necessários e os realize bem. 

Quer saber mais sobre as próteses disponíveis na Chris Medic? Acesse nosso artigo PRÓTESE TEXTURIZADA OU DE POLIURETANO, O QUE MUDA?