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Jornada do paciente: como destacar seu atendimento e conquistar mais pacientes.

Postado em 16/07/21
Jornada do paciente: como destacar seu atendimento e conquistar mais pacientes.

Conquistar mais pacientes pode ser uma tarefa muito mais simples do que tem sido hoje, nós, da Chris Medic, que temos mais de 3 mil clientes, vamos te mostrar como!  

Quando um profissional abre um consultório ou uma clínica de estética, o seu maior desejo é ver o local com a agenda cheia de pacientes. 

E apesar de parecer um grande desafio, essa realidade não é impossível de ser alcançada. 

Pelo contrário, com o aperfeiçoamento do atendimento em todas as etapas da jornada do paciente, é possível aumentar o número de clientes, fidelizar pacientes e ainda conquistar a confiança de mais pessoas, que indicarão o seu trabalho para outras. 

E para aumentar desde já a quantidade de pessoas que chegam até a sua clínica e são atendidas com você, podemos melhorar a jornada do paciente

JORNADA DO PACIENTE 

Como dissemos anteriormente, essa é uma técnica que pode ser otimizada nas clínicas para conquistar mais pacientes. 

A jornada consiste nas etapas que o paciente percorrerá entre a decisão de procurar um profissional, até a pós-consulta. 

Então, se todos os momentos forem encantadores para seu cliente em potencial, as chances de que ele agende a consulta e volte para ser atendido por você, aumentam exponencialmente. 

Conheça agora cada uma dessas etapas: 

1 - Percepção da necessidade 

 É aqui que o cliente percebe que precisa de um tratamento/procedimento. Essa necessidade surge por um incômodo, desejo ou o chamamos de “dor” do paciente. 

Essa dor pode ser despertada através das comunicações, mostrando aos clientes em potencial que você tem tudo o que eles precisam para sanar essa necessidade. 

2 – Pesquisa de opções 

Nessa etapa, o paciente começa a pesquisar todas as opções antes de escolher com que profissional quer se consultar. 

Vale ressaltar que, por causa da internet, o acesso à informações hoje é muito amplo. 

Por isso, se você quiser se destacar entre seus concorrentes, precisará se manter ativo em diversos canais de comunicação. 

Por exemplo, facebook, instagram, tik tok, google, etc. 

Oferecer diferentes formas para que os clientes te encontrem ajudará seu negócio a ser enxergado no meio de tantas clínicas. 

3 - Seleção da clínica 

Aqui é onde o paciente finalmente decide em que clínica quer passar. 

Mas não se engane, não é porque o paciente entrou em contato e agendou uma consulta ou procedimento com você, que ele já está fidelizado e se encantará com seu trabalho. 

Nesse ponto, o trabalho ainda não está nem na metade! 

4 – Contato 

Para agendar a consulta, o paciente entrará em contato. 

Também é importante oferecer diversas opções de contato para conquistar mais pacientes. 

Assim, algumas das opções mais utilizadas atualmente são o WhatsApp, telefone fixo e celular, e-mail e o agendamento através das redes sociais  

Mas atenção, essa última opção exige olhos sempre atentos para as mensagens e solicitações nas redes sociais. 

Quanto mais fácil for, para seu futuro cliente, entrar em contato com sua equipe, melhor! 

5 – Agendamento 

Depois que a consulta foi agendada, programe lembretes para que seu paciente não esqueça da consulta. 

Dessa forma, você evita faltas e horários vazios. 

Os lembretes podem ser simples, uma mensagem ou e-mail pedindo a confirmação da consulta, com data e horário, já são suficientes. 

 6 – No local 

Convém que sua clínica seja de fácil acesso, com estacionamento e acessibilidade e uma sala de espera confortável. 

Mas por que você ficaria no básico? 

Pense nos locais que você frequentou e que mais te encantaram, o que eles tinham em comum? Um atendimento gentil? Mimos para os pacientes? 

Quanto ao que você oferecerá no seu local de atendimento, existem diversas opções e não há regras, você pode usar os recursos que idealizar. 

Algumas ideias: 

Deixe tomadas e carregadores disponíveis e permita o acesso ao wifi; 

Crie um local instagramável e estimule os pacientes a publicarem uma foto com a hashtag oficial de sua clínica; 

Crie um cantinho do café para servir um lanchinho ou docinho; 

Entregue lembranças personalizadas com o logo da sua clínica; 

Forneça amostras dos produtos que recomenda aos pacientes; 

Evite atrasos, isso demonstra compromisso e respeito com o paciente. 

Quanto mais única e personalizada foi a experiência no seu local de atendimento, mais os seus pacientes se sentirão especiais. 

Dessa forma fica mais fácil conquistar mais pacientes e fidelizá-los. 

7 – Durante a consulta 

Outro ponto muito importante na jornada do paciente é o quanto você o encantará com sua consulta. 

Nesse momento, é importante se relacionar de maneira humana com o paciente, sem apressar ou impedi-lo de falar. 

Ouça atentamente, sem pressa e demonstre o máximo de interesse possível nas queixas e no que o incomoda.  

Seja empático! Assim você conseguirá perceber o que o paciente espera da consulta e como suprir suas necessidades. 

Durante a consulta, dedicar alguns minutos para conhecer a história do seu paciente (como ele chegou até você, por exemplo) também pode ajudar a melhorar todo o processo da jornada dos próximos pacientes. 

8 - Pós-Consulta 

Que tal no dia seguinte à consulta, enviar uma mensagem perguntando o que seu paciente achou do atendimento e se ficou com alguma dúvida? 

No pós-consulta sua atenção poderá se voltar a como o paciente se sentiu durante o atendimento. 

Aproveite para manter contato pelas redes sociais e WhatsApp, atualizando quanto as novidades e publicando o que for mais relevante para seu público. 

Você pode, através da jornada do paciente, cuidar de cada momento para que novos clientes cheguem a sua clínica e saiam satisfeitos. 

Fale Conosco (62) 3086-2519