Compartilhe

O tamanho da cicatriz tem relação apenas com a genética?

Postado em 06/06/16
O tamanho da cicatriz tem relação apenas com a genética?

Não. As cicatrizes dependem da técnica cirúrgica utilizada, da quantidade de pele que será removida e como tem sido o pós operatório da paciente. A genética do paciente interfere na qualidade final da cicatriz, ou seja, pode ser uma cicatriz mais fina e clara ou escura e grossa.

Alguns pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando são feitas diversas perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação cicatricial hipertrófica.

Mas você de pele mais escura, não precisa se aterrorizar imaginando que terá queloides. Existe alguns produtos que podem ajudar a evitar e prevenir estes problemas. Enfim, o recomendado é que você tire todas as suas dúvidas com seu médico e somente depois seja submetida à cirurgia plástica.

Fale Conosco (62) 3086-2519